quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Teach me to love.

Pequeno entrou na fase de não querer ficar na creche. Nos últimos dias, toda vez que chegamos lá, ele envolve seus bracinhos no meu pescoço com toda força e choraminga ao menor sinal de que alguém irá tentar tirá-lo do meu colo. As tias vem animadas, sorrindo para ele, e ele vira a cara categoricamente. Eu fico lá, acalmando, distraindo, até conseguir deixar ele com alguma das cuidadoras sem que ele chore. Mostro para ele meu melhor sorriso e digo para ele ficar tranquilo, 'mamãe volta para te buscar no final do dia'. Por dentro, estou chorando junto. Ontem no final do dia, quando cheguei para buscá-lo, ele abriu o sorriso mais lindo do mundo e me estendeu os braços, como faz todo o dia. Só que logo que eu peguei no colo, vi que ele estava com a fralda suja e resolvi pedir para uma das cuidadoras trocar ele. No momento que ela pegou ele e começou a se afastar de mim, ele abriu um berreiro tão forte que eu me arrependi no ato de não ter eu mesma trocado. Com o coração em frangalhos, segui-os até o trocador e o acalmei, dizendo que eu não iria embora novamente, eu estava ali para levá-lo comigo. Aos poucos ele parou de chorar e começou a dar gargalhadas.
Na primeira vez que eu o deixei na creche, quando começamos a adaptação, ele foi para os braços da primeira tia que apareceu sem a menor cerimônia. Eu chorei durante meia hora assim que entrei no carro. De lá para cá, ele sempre ficou tranquilo, sempre se jogou no colo de quem quer que fosse encontrá-lo na porta. Alguma coisa mudou. Mas eu sinto que a mudança foi nele, não na creche ou nas pessoas que lá estão. De uns tempos para cá ele ficou muito mais apegado a mim. Tem momentos que nem o colo do respectivo resolve. Senti também que ele ficou muito mais carinhoso. Antes ele brincava mais sozinho, agora ele me procura para brincar com ele. Antes eu colocava ele sentado no meu colo para brincarmos juntos, agora ele senta no meu colo sem nem eu chamar. Até tira meus braços do caminho antes de sentar caso eu esteja com eles apoiados sobre as pernas (e eu infarto de tanto amor quando ele faz isso!!!). Agora ele estende a mão na minha direção não só para pedir colo, mas para pedir ajuda para descer algum degrau ou para me chamar para caminhar com ele. Se ele me vê deitada no sofá, imediatamente sorri e pede para deitar comigo, preferencialmente em cima de mim. Quando fica mais dengoso e eu o pego no colo, ele encosta a cabeça no meu ombro e passa aos mãozinhas pelo meu cabelo...
Uma das coisas que eu mais ansiei depois que o pequeno chegou na minha vida foi ver ele demonstrando carinho. No começo, era um esboço de um sorriso. Aos poucos foi se transformando nessa infinidade de gestos que fazem com que eu me apaixone por ele mais e mais a cada dia. Se por um lado me vejo tendo que lidar com uma situação difícil que antes não existia - ter que deixá-lo tristonho todos os dias na creche, saindo de fininho sem nem me despedir para ele não perceber e voltar a chorar - por outro lado me sinto a pessoa mais abençoada do mundo de poder presenciar o seu coraçãozinho se enchendo de amor. E cá entre nós, de todo o rol de habilidades que eles tem a aprender, tem coisa mais incrível e recompensadora do que ver de pertinho, dia a dia, o seu filho aprendendo a amar?!
Fonte: https://www.pinterest.com/pin/391813236304301880/

3 comentários:

  1. Que post lindo sys! Me emocionei aqui lendo!!!! Tão bom ve-los carinhosos e de forma tão espontânea não é?! É o amor mais transparente e sincero que existe! Tambem fiquei ansiosa por esta fase... e não quero que ela acabe nunca: esse olhar deslumbrando para nós, como se nada mais existisse!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a melhor coisa do mundo!! Só posso desejar que a fase da vergonha da mãe e do pai custe muuuuuito a chegar heheh

      Excluir
    2. É a melhor coisa do mundo!! Só posso desejar que a fase da vergonha da mãe e do pai custe muuuuuito a chegar heheh

      Excluir